top of page

PROJETOS EM ANDAMENTO

Encontros de Malacologia do Paraná (EMAP)

O projeto mais importante e que gera mais trabalho até o momento desenvolvido pelo Grupo. Os Encontros de Malacologia do Paraná acontecem a cada dois anos desde 2013 e a cada edição temos conseguido envolver mais pessoas na organização e como participantes. O primeiro encontro reuniu 30 pessoas e o encontro de 2019 teve 210 participantes. Também tem crescido o número de resumos científicos encaminhados ao evento e o número de instituições participantes,

Restauração do túmulo de Frederico Lange de Morretes

Frederico Lange de Morretes faleceu em 1954 e seu sepultamento foi cheio de histórias peculiares, como os pedidos dele para ser enterrado no cemitério de Morretes, em pé, de frente para o pico Marumbi, com pedras do Marumbi formando a estrutura do túmulo e conchas do gastrópode terrestre do gênero Megalobulimus com que tanto ele trabalhou. Infelizmente, em 2015, quando o Grupo resolveu visitar o túmulo ele estava completamente abandonado e descaracterizado. Com aval da família e autorização da prefeitura de Morretes, nosso grupo iniciou um trabalho de restauração do túmulo a suas características originais e conseguiu da prefeitura de Morretes uma autorização permanente para cuidar do túmulo.

Exposição de Frederico Lange de Morretes

Frederico Lange de Morretes é bem conhecido como pintor participante do movimento paranista, mas o que poucos sabem é que ele foi um grande pesquisador naturalista e o maior nome da malacologia paranaense. Em parceria com o Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná e com a TV Educativa, o Grupo está construindo uma grande exposição de Lange de Morretes como naturalista e malacólogo em conjunto com um documentário. A Exposição e o documentário têm previsão de serem mostrados ao público em maio de 2020.

bottom of page