GRUPO DE
MALACOLOGIA
DO PARANÁ
O GRUPO DE MALACOLOGIA DO PARANÁ
A malacologia é a área da ciência que estuda os moluscos, que são o segundo maior grupo de animais do planeta. Mas mesmo com sua grande importância ecológica na saúde pública e na produção de proteína animal, poucos pesquisadores se dedicam a estudá-los. O Paraná teve uma grande produção em malacologia na primeira metade do século XX, com Frederico Lange de Morretes e outros nomes importantes, mas depois se estagnou.
Desde 2013, um grupo de professores, alunos e pesquisadores da área da malacologia passaram a se organizar. Criaram um evento com este objetivo em 2013 que foi o Primeiro Encontro de Malacologia do Paraná. Desde então, passaram a organizar mais eventos e projetos em conjunto. Sempre com o objetivo de somar esforços para desenvolver a malacologia paranaense.
Os esforços do grupo têm dado bons resultados. Já foram organizados quatro Encontros de Malacologia do Paraná (EMAP), todos com livros editados com seus resultados e disponibilizados aqui no site, um evento sobre moluscos e saúde pública, resumos científicos do grupo submetidos a eventos, publicações em conjunto, projetos em conjunto como o da restauração do túmulo de Lange de Morretes e da exposição sobre Lange de Morretes. A última iniciativa do grupo é a criação de uma revista periódica, a Langeriana, em homenagem ao nosso ilustre malacólogo do Paraná, Frederico Lange de Morretes e que ficará hospedada neste site.